Texto de link é uma resposta à pergunta: pra onde ele vai?

Há certo tempo fiz um desabafo sobre o uso do "clique aqui" na Web, mas o desabafo ficou incompleto, pois não sugeri como colocar um texto significativo no lugar do criticado "clique aqui". Nos próximos parágrafos tentarei justificar o uso de outras formas. Outros exemplos de rótulos de link que sofrem do mesmo problema são "Mais informações" e "Leia mais".

O primeiro problema ao usar "clique aqui" como texto de link é que ao fazê-lo é necessário completar com o conteúdo que indique "pra quê?" o usuário deve clicar no link, por exemplo (ou contra-exemplo como vou explicarei), "Clique aqui para ver alguma coisa" ou "Clique aqui para ir para algum lugar".

Neste ponto um redator Web pode argumentar "se eu colocar o 'pra quê?' em todos os links eles vão ficar muito grandes". Certo? Mais ou menos. Explico: se não colocar o "pra quê?" e o link for utilizado fora de contexto, ele não fará muito sentido. Mas você pode estar pensado "como assim fora de contexto?". Vamos lá. Usuários de leitores de tela, por exemplo, navegam usando a tecla tab, então pense como seria navegar e a cada tab você ouvisse apenas sequências de "clique aqui", "mais informações" ou "leia mais". Aposto que nesse momento você pensaria "clique aqui pra quê?", "mais informações sobre o quê?" ou "leia mais sobre o quê?". Esta é uma das justificativas por esta verificação fazer parte da Diretriz 2.4 do WCAG 2.0, que diz que deve-se "fornecer meios para auxiliar usuários a navegarem, encontrarem conteúdo e determinarem onde eles estão".

Qual seria a forma de encurtar esse texto de link e manter o significado? Bom, se você usar "clique aqui", "mais informações" ou "leia mais" no início de todos os links, eliminá-los poderia facilmente reduzir o tamanho dos links. Note que neste ponto estamos partindo do pressuposto de que a solução de design diferencia conteúdo textual de links.

Acho que o princípio do uso de "clique aqui" está exatamente aí, pois o "clique aqui" normalmente é usado em links que não têm cara de link, ou seja, eles não são sublinhados, não contam com características que o diferenciam de maneira consistente e padronizada de conteúdo textual, etc. Uma forma interessante de ver contra-exemplos é buscar pelo termo "clique aqui" em qualquer ferramenta de busca.

Por fim, se eliminarmos as partes com pouco significado e que não auxiliam na navegação e tampouco ajudam usuários a determinar onde eles estão quando usados fora de contexto, qual parte sobra? O destino do link, que é a parte que realmente nos interessa durante a navegação. Sendo assim, o texto de link deve responder a uma pergunta geral muito simples: pra onde ele vai?