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02 de junho de 2005

Instruction Design

O DI - Design Instrucional é uma metodologia para o planejamento de currículos, programas de capacitação e materiais didáticos em diferentes mídias e contextos de aprendizagem.

Na educação on-line, o design instrucional se dedica a planejar, preparar, projetar, produzir e publicar textos, imagens, gráficos, sons e movimentos, simulações, atividades e tarefas ancorados em suportes virtuais.

Além de representarem poderosos recursos de apoio à aprendizagem, a utilização das TICs também fortalece um movimento recente dentro da teoria e prática do design instrucional que propõe a adoção de uma nova forma de planejar o ensino-aprendizagem.

Esse movimento pode ser exemplificado por referências a um design instrucional descrito como "situado" (WILSON, 1995b), "flexível" (NIKOLOVA & COLLIS, 1998), "reflexivo e recursivo" (WILLIS & WRIGHT, 2000) ou simplesmente "construtivista" (CAMPOS et al., 1998; JONASSEN, 1998; LEBOW, 1993), cujos pressupostos básicos apontam para a necessidade de adaptar qualquer proposta de design instrucional ao contexto local de implementação.

O que é Design Instrucional?

Design Instrucional é uma nova área da pesquisa educacional que lida com como ajudar as pessoas a aprenderem melhor. O nome design pode causar confusão, pois parece um termo técnico da área de engenharia. Na realidade, design instrucional descreve uma variedade de métodos de instrução (diferentes formas de facilitar o aprendizado e desenvolvimento humanos), e quando usar ou não usar cada um destes métodos. Ou seja, descreve métodos de instrução e como estes métodos devem ser usados, os métodos podem ser quebrados em componentes metodológicos mais simples, e estes métodos são probabilísticos. (Charles Reigeluth, 1999)

O Design instrucional provê:

- Informações claras: Descrições e exemplos das metas, conhecimento necessário e os resultados esperados.

- Prática reflexiva: Oportunidade para os aprendizes participarem ativamente e reflexivamente do que está sendo aprendido.

- Feedback informativo: Conselhos claros e completos aos aprendizes sobre seu desempenho, ajudando-os a procederem de forma mais eficiente.

- Motivação intrínsica e extrínsica forte: Atividades que são amplamente recompensadas, seja por que são muito interessantes e atraentes em si ou por que elas ajudam outros feitos relacionados ao aprendiz. (Perkins, 1992)

Modelo de desenvolvimento do design instrucional

As estratégias instrucionais usadas para esquematizar os elementos fundamentais de uma situação didática são representadas em modelos de desenvolvimento de design instrucional.

Os elementos de design instrucional agrupam-se nas seguintes fases:

- Análise: envolve a identificação de necessidades de aprendizagem, a definição de objetivos instrucionais e o levantamento das restrições envolvidas;

- Design e desenvolvimento: quando ocorre o planejamento da instrução e a elaboração dos materiais e produtos instrucionais;

- Implementação: quando se dá a capacitação e ambientação de docentes e alunos à proposta de design instrucional e a realização do evento ou situação de ensino-aprendizagem propriamente ditos; e por fim

- Avaliação: envolve o acompanhamento, a revisão e a manutenção do sistema proposto.