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Modelo Fenomenológico
Construtivismo/Cognitivismo
Teóricos: J. Dewey, J. Piaget, L. Vygotsky
- Filosofia:
- Cognitiva: Aprender é uma mudança no conhecimento adquirido.
- Construtivista: Aprender é um processo onde o indivíduo constrói novas idéias ou conceitos baseados no conhecimento a priori e/ou nas experiências.
- Passos:
- Cognitivismo:
- organizar nova informação
- linkar a nova informação com o conhecimento já existente
- usa técnicas para guiar e dar suporte ao aluno.
- Construtivismo:
- propõe problemas "bons", realistas complexos e com significação pessoal
- cria atividade de aprendizagem em grupo
- modela e guia o processo de construção do conhecimento.
- Os resultados do aprendizado apresentam os seguintes estados:
- Os alunos precisam ter a oportunidade de definir por si mesmos os objetivos para o curso
- focado mais no processo e na interação e menos no que deve ser alcançado como resultado de uma lição.
- resultados são definidos mais em termos de um perspectiva comum, menos em relação a testes em particular.
- assume que o aprendizado é motivado pelo interesse comum em um problema ou assunto.
O instrutor tem o papel de construir um ambiente de aprendizagem e oferecer suporte para que o estudante explore esse ambiente e crie suas próprias experiências que visam encorajar a assimilação do assunto. O resultado do aprendizado vem de atividades que são significativas para o aluno e que são baseadas no dia-a-dia, em um contexto social. O instrutor é um facilitador, um arquiteto do aprendizado.
O aluno deve explorar o ambiente e aplicar o conhecimento em um contexto pessoal significativo. Para tanto são estimuladas a discussão e a colaboração entre estudantes. Aplicação de princípios em estudos de casos e projetos visando enfatizar a interação, reflexão e colaboração em grupo