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Modelo Prescritivo
Comportamental/Objetivista
Teóricos: B.F. Skinner, R.F. Mager, R. M. Gagne’, M.D. Merrill
- Filosofia:
- A influência do ambiente externo contribui para moldar o comportamento do indivíduo.
- Passos:
- define os objetivos e divide-os em passos.
- promove dicas que guiam o aluno a ter o comportamento desejado.
- usa conseqüências para reforçar o comportamento desejado.
- Os resultados do aprendizado apresentam os seguintes estados:
- descreve as condições sobre as quais o comportamento se faz
- descreve as tarefas propostas para os estudantes
- uma série de ações que o aluno deverá executar para indicar aprendizagem (compreensão)
- cada uma dessas ações é descrita usando um verbo que denota algum comportamento observável
- existe um critério, ou medidor de acertos, que define se um nível de performance é aceitável e como é ou será avaliado.
O papel do instrutor é criar o ambiente de aprendizagem, fornecendo um material estruturado onde as instruções são focadas em descrição e interação. Tutoriais são criados para estudos individuais.
O trabalho do aluno é praticamente passivo, apenas responde a estímulos. Deve absorver as descrições e o material, e usá-los para atuar de forma que indique que ele atingiu um modelo mental correto.
Para tanto é preciso executar as seguintes atividades: ler, rever e analisar o material proposto. Os trabalhos são individuais e submetidos diretamente à revisão do instrutor. As tarefas são ligadas diretamente aos objetivos propostos. Propõe pouca discussão e os testes são feitos individualmente.