Instructional Design   Usabilidade   Ergonomia   Sobre o site

Usabilidade

Usabilidade e Comportamento

Usabilidade e Construtivismo

02 de junho de 2005

Usabilidade

Na literatura, a definição de usabilidade é diversificada.

Para Moraes (1999, p17) "usabilidade diz respeito à habilidade do software em permitir que o usuário alcance facilmente suas metas de interação com o sistema. Desta forma, problemas de usabilidade estão relacionados com o diálogo da interface. Algumas deficiências deste tipo incluem: incompatibilidade entre produtos, inconsistência, decodificação difícil e estranheza".

Para Santos (2000) usabilidade pode ser compreendida como a capacidade, em termos funcionais humanos, de um sistema ser usado facilmente e com eficiência pelo usuário.

Bastien e Scapin (1993) consideram que usabilidade é a capacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema.

Para norma internacional ISO 9241 - que trata das recomendações ergonômicas, a usabilidade é a capacidade que apresenta um sistema interativo de ser operado de maneira eficaz, eficiente e agradável, em um determinado contexto de operação, para a realização das tarefas de seus usuários. A definição da norma ISO 9241 agrega bem a multiplicidade deste conceito.

Esta definição abrange também as características físicas do hardware, as sinalizações, as informações prestadas ao usuário para uma utilização eficiente do sistema.