Instructional Design   Usabilidade   Ergonomia   Sobre o site

Usabilidade

Usabilidade e Comportamento

Usabilidade e Construtivismo

02 de junho de 2005

Usabilidade e Comportamento

Os sistemas que levam em conta o estudo da usabilidade garantem que as habilidades e as tarefas são apropriadas ao nível dos usuários.

Santos (2002) afirma que as deficiências na usabilidade e incompatibilidade da interação pessoa-computador, que propiciam erros durante a operação dos sistemas informatizados e trazem dificuldades para o usuário, deve-se ao desconhecimento, por parte do projetista, da tarefa, do modo operatório e da estratégia de resolução de problemas do componente humano do sistema, assim como de métodos e técnicas para teste de usabilidade.

A avaliação da usabilidade é o procedimento para aquisição de informação sobre a usabilidade ou potencial de usabilidade de um sistema. Através dessa avaliação é possível analisar requisitos de interfaces em desenvolvimento como avaliar interfaces já finalizadas.

Padovani (2002) aponta que a diferença fundamental da abordagem da Ergonomia para as outras disciplinas envolvidas na área de interação pessoa-computador é a aplicação das informações sobre as características comportamentais e psicológicas humanas ao design de sistemas que facilitem a interação com o usuário.

Segundo Dillon (1997), o estudo dos usuários permite conhecer as maneiras como as tarefas de busca de informação são realizadas dentro dos sistemas computadorizados, como a informação é estruturada, como as experiências prévias influenciam as interações e como as estratégias dos usuários mudam com o passar do tempo.