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Usabilidade e Construtivismo

02 de junho de 2005

Usabilidade e Construtivismo

Avaliar softwares educativos são tarefas complexas para serem realizadas por boa parte dos professores. A tarefa primordial do professor que se propõe a analisar um software educativo é identificar a concepção teórica de aprendizagem que o orienta, pois um software para ser educativo deve ser pensado segundo uma teoria sobre como o aluno aprende, como ele se apropria e constrói seu conhecimento. Pela idéia do construtivismo, a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregadas a esses esquemas. Assim, o conhecimento construído vai sendo incorporado aos esquemas mentais que são colocados para funcionar diante de situações desafiadoras e problematizadoras.

Segund Duffy e Jonassem (1992), para apreender realmente os indivíduos precisam de problemas realistas, inseridos em contextos reais. Piaget (1982) diz que: a experiência física com objetos, a transmissão social (informação que o adulto passa à criança) e o equilíbrio, são o conhecimento construído pelo sujeito. Segundo Valente (1998), os mecanismos de equilíbrio são constituídos de assimilação e a acomodação.

Para a teoria construtivista o erro é a maneira que o aprendiz tem de aprender sendo assim, o erro ou acerto vão servir de base para construção dos seus conceitos ao invés de apenas verificar o quanto foi repassado para o aprendiz e se realmente foi assimilado.

Desta forma, avaliar um software deve ser uma visão educacional de como o educador vê o aprendizado dos seus alunos, baseado em uma teoria educacional.

Dentro da visão construtivista, um software educacional deve ser interativo, proporcionando o sentido investigativo e hipotético, testando e refinando as idéias iniciais de seus aprendizes; dessa forma, os alunos estarão construindo o seu próprio conhecimento.